Vai a ter ao Site Inicial ...

Este Site localiza-se em : http://www.vbruno.net/computadores/labirinto_informatico/

Tema: Labirinto Informático 


Labirinto Informático :CHEGA, Farto do vocabulário Informático? Calma, Saiba TUDO num hiper glossário .

 

Ficheiro ; ArmazenamentoImagem ; Impressão ; Som ; Internet ; Interface

Modems ; Redes ; Lunix ; Universos paralelos ; Os mini-sistemas

 

FICHEIRO:

Byte - Conjunto de 8 bits. A palavra tem origem na corruptela da expressão inglesa "by eight".

BIT - Quantidade mínima de informação . Trata-se de uma contracção de expressão inglesa "binary digit" , ou "digito Binário" (já que 1 bit pode sempre assumir um entre dois valores , convencionalmente caracterizados com 0 e 1).

CAB - Formato de compressão de ficheiro criado pela Microsoft e utilizado na distribuição de Software , em Cd-Rom ou via Web.

Cluster - Corresponde ao tamanho mais pequeno de ficheiro que é possível gravar num disco . Ou seja , se o Cluster medir 32 KB , qualquer ficheiro menor que esse número ocupa , obrigatoriamente , num espaço de 32 KB . a capacidade do Cluster varia em função da capacidade de armazenamento do disco .

Compressão de dados - A compressão de dados é especialmente útil nas comunicações pois permite a transmissão da mesma quantidade de informação em menor tempo. As técnicas comuns de compressão envolvem a eliminação dos espaços em branco e a substituição de padrões repetitivos por símbolos menores que poupam espaço . Por exemplo uma imagem de 800X600 pixéis a 24 bits  e toda de uma só cor ocupa 1407 KB ; com a compressão , fica com apenas 2 KB .

Desfragmentação - Processo que consiste em rearranjar os ficheiros gravados num disco , de tal modo que cada um deles ocupe áreas contínuas . Ao contrário das faixas de um disco ou disquete podem estar fragmentados em muitos pedaços . Um nível de fragmentação muito alto compromete o desempenho do sistema , já que a cabeça de leitura do disco precisa de se movimentar mais para encantar as informações espalhadas .

FAT - Sigla de "File Allocation Table " ou Tabela de alocação de ficheiros . Trata-se de uma lista mantida pelo sistema operativo para controlo das áreas livres e ocupadas de um disco . Há diversos utilitários que permitem gerir a FAT .

Formatação - Operação que prepara o disco para ser utilizado .Cada sistema operativo tem o seu próprio método de formatação . É por isso que , em geral , os discos rígidos não vêm da prontos para ser usados . Ou então , quando são vendidos pré-formatados , trazem a clara indicação do sistema ao qual se destinam .

Kilobit(Kb) , Megabit (Mb) - Múltiplos do bit , a quantidade mais pequena de informação . Um kilobit corresponde a 1.024 bits . Um megabit equivale a 1.048.576 bits . Para Facilitar , costuma-se arredondar esses números para 1.000 e 1 milhão . Normalmente , kilobit e megabit são utilizados na indicação de velocidade de transferência de dados : por exemplo , 100 Mbps (Megabits por segundo ).

Kilobyte (KB) , Megabyte (MB) - Quantidades de informação corresponde , respectivamente (e de forma aproximada) a 1.000 bytes e a 1 milhão de bytes . Estes múltiplos do byte  são usados com frequência para indicar tamanhos de ficheiros ou de memória e capacidades de disco . Os próximos múltiplos são o gigabyte (GB) , ou 1.024 megabytes ; e o terabyte (TB) , igual a 1.024 gigabytes .

Partição - Parte de um disco rígido trata com se fosse uma unidade independente . Um disco C:\ , de 1,2 GB , pode ser redefinido para ter três participações de 400 MB , correspondentes às unidades C , D e E . Com o utilitário Fdisk , dos Dos e do Windows , a re-divisão do disco em partições diferentes implica a perda de todos os dados já gravados . Recentemente surgiram no mercado utilitários que fazem essa operação sem afectar os ficheiros existentes .

ZIP - O formato de ficheiros compactados mais conhecido . Tornou-se popular com os programas PKZip e PKUnxip da PKWare .

ARMAZENAMENTO :

CD-R -Sigla de "Cd-Recordable" ou disco compactado grávavel . Uma vez copiados , os dados não podem ser apagados , embora possa ser acrescentada mais informação noutra sessão .

CD-ROM - Disco compactado com capacidade para armazenar cerca de 650 MB de dados. Para aceder ao seu conteúdo no PC , é preciso um leitor de CD-ROM que funcione  a várias velocidades ,em múltiplos de 150 KB/s .

CD-RW - Sigla de "Cd-ReWritable" , ou disco compactado regravável . Tem  vantagem de os dados gravados podem ser apagados , tal como numa disquete .

Disco Rígido - Dispositivo de armazenamento que guarda todo o Software necessário para que o PC funcionar , desde o sistema operativo até às aplicações . A capacidade mínima dos discos actuais é de 3.2GB , sendo vulgar encontrar discos de 6 GB . São ligados no PC através de interfaces IDE ou SCSI .

Disquete - Disco de 3,5 polegadas com capacidade para armazenar 1,44MB de dados , sendo facilmente transportável .

DVD - Sigla de "Digital Versatile Disc" . Um novo tipo de disco compactado de alta densidade que armazena 4.7GB de dados de cada face - o suficiente para um filme de longa-metragem . Existem disco de DVD com duas camadas de dados em cada face , o que leva a sua capacidade a cerca de 18 GB  .As unidades de DVD também podem lêem discos CD-ROM .

DVD-RAM - Versão regravável dos discos DVD . Actualmente , existem duas normas concorrentes a DVD-RAM e a DVD-RW .

DVD-ROM - Versão do DVD que não pode ser gravada , tal como os CD-ROM .

HiFD - Sigla de "High Floppy Disk " , ou disquete de alta densidade . Tecnologia desenvolvida pela sony que permite guardar , numa disquete de 3.5 polegadas até 200MB de dados . O padrão HiFD não está sozinho no mercado : existe um similar no mercado o SuperDisk . Além de trabalhar com as disquetes próprias  de alta densidade , as "drives" das duas tecnologias são compatíveis com as disquetes comuns de 1,44MB.

SuperDisk - Criada pela Imation , é uma tecnologia de armazenamento que armazenamento que trabalho com disquete de alta densidade . Ao contrário da Zip Drive , A Superdisk é compatível com as disquetes de 1,44MB. 

Zip Drive - Disco de alta capacidade desenvolvido pela Iomega , que também fabrica a Jaz Drive (que tem de capacidade até 2 GB ). Mais espessos e ligeiramente maiores que a disquete de 3,5 polegadas , os discos Zip Drive têm de espaço para guardar até 100 MB de dados .

IMAGEM ;

AGP - Sigla "Accelerated Graphic Port", Desenvolvida pela Intel , é uma tecnologia de vídeo orientada para trabalhar com gráficos em 3 dimensões . O AGP opera a uma velocidade de transferencia de 266 MBps - o dobro da conseguida pela norma PCI , hoje actualmente adoptada nos PC . A tecnologia admite trabalhar com 2 modos ainda mais rápidos , de 533 MBps e 1.07 MBps . Uma característica técnica dos AGP é que permite armazenar texturas 3D na memória principal do PC , em vez de as guardar na memória de vídeo.

OPENGL - linguagem gráfica de 3D desenvolvida pela Silicon Graphics . Há duas versões : Cosmo OpenGL , que funciona em estações de trabalho da própria SGI , e Microsoft  OpenGL , adaptada pela Microsoft  para o Windows NT. Outra norma para o desenho da imagem a três dimensões é a API Direct3D , também da Microsoft .

DirectX - conjunto de regras de programação (API) criado pela Microsoft . O seu objectivo é dar aos programadores de aplicações gráficas - jogos , em especial - formas de aceder ao hardware sem saber exactamente qual é o dispositivo que está instalado n o PC . O DirectX proporciona isso mediante a criação de uma "chamada" intermediária de Software que traduz comandos genéricos nos comandos específicos de cada dispositivo . Na prática , a tecnologia DirectX tira partido dos recursos de aceleração gráfica do hardware , o que resulta num ganho de desempenho em aplicações  multimédia .

Entrelaçamento - Técnica que permite ao monitor traçar metade das linhas horizontais a cada passo . Primeiro , por exemplo , as linhas pares e depois a impares . Isto tende a gerar a sensação de  cintilação da imagem , efeitos desagradável que é eliminado nos monitores  não-entrelaçados , os quais desenham todo o ecrã de uma só vez .

Pixéis - Pontos que comõem a imagem no ecrã . A palavra "pixel" é uma corruptela da expressão inglesa "picture element".

Profundidade de Cor - Numero de cores que podem ser representadas em cada pixel . Uma imagem a preto e branco tem uma profundidade 2 (2 elevado à potência 1 ) . Nela , cada pixel está aceso ou apagado . Da mesma forma , numa figura de 24 bits , a cor em cada ponto pode ser qualquer uma do total de 2 elevado á vigésima-quarta potência - cerca de 16,7 milhões de tonalidades . 

Resolução - Nos monitores , corresponde ao número de pontos (pixéis) que cabem num ecrã inteiro . Uma imagem de 640x480 pixéis , por exemplo 307.200 pontos . Quanto maior a resolução , melhor a qualidade da imagem .

Z-buffer -Área da memória de vídeo destinada a armazenar o valor do eixo Z (profundidade) de cada pixel . este terno deu origem á técnica chamada Z-bufferring , correspondente a um algoritmo que define quais os objectos (ou partes deles) que ficam visíveis e quais os que se apresentam escondidos atrás de outros objectos .

IMPRESSÃO ;

CMYK - abreviatura das cores básicas :azul Cyan , magente , amarelo e preto . Representa um sistema que obtém as tonalidades a partir da mistura dessas quatro cores . 

EPS - sigla de "Encapsulated PostScript": É o formato de ficheiros gráficos usados pela linguagem PostScrip .

PostScript - Linguagem de descrição de páginas criadas pela Adobe . Representa uma norma para a edição electrónica e é suportada pela maioria das impressoras de alta resolução , e pelas empresas que prestam serviços de impressão . As fortes PostScript Utilizam esta linguagem .

Fonte Bitmap - Conjunto de caracteres representados por mapas de bits ,ou seja , linhas e colunas de pontos que formam a imagem de cada letra ou sinal gráfico . As fontes deste tipo são oferecidas para tamanhos pré-definidos. Em tamanhos superiores , produzem letras de perfil irregular letras "deteado" (conhecido em Inglês pelo termo "aliased").

Fonte dimensionável - Fonte vectorial . Conjunto de caracteres cujos os perfis são definidos por cálculos matemáticos . Graça a isso , é possível que cada carácter mantenha sempre o mesmo formato , independentemente do tamanho .

Fonte TrueType - Fontes dimensionáveis desenvolvidas em conjunto pela Apple e pela Microsoft . Embora as fontes PostScript tenham maior suporte profissional , a norma TrueType tem ganho espaço no mercado porque é suportada de forma inata pelo Windows e pelo Mac OS , Os mais populares sistemas operativos .

Gráficos vectoriais - Desenhos que , assim como as fontes vectoriais , usam geometricamente para representar as imagens . Em geral , os programas que têm no nome a palavra "draw" trabalham com gráficos vectoriais . Os que trazem o termo "paint" produzem desenhos no formato "bitmap".

Linguagem de descrição de página - Linguagem e computador que descreve como os textos e gráficos devem ser dispostos na página para impressão ou exibição no ecrã . Um dos padrão mais utilizados é a PCL ( Print Control Language , ou Linguagem para Controlo da Impressora) , Criada pela HP Hewlett-Packard . Outro é a linguagem PostScript .

RGB - Iniciais , em inglês , das cores vermelho , verde e azul . O RGB é um modelo de cores baseado nessas três tonalidades básicas e utilizado como padrão nos monitores . Um dos problemas mais difíceis da edição electrónica é conseguir obter a correspondência das cores RGB com as cores CMYK . 

Separação de Cor - Processo de impressão de cada uma das cores básicas num documento separado . No sistema de impressão em quatro cores , por exemplo , são produzidos quatro filmes separados , um por cada cor . Para formar a imagem final , esse processo exige que o papel seja impresso quatro vezes , cada uma com o conteúdo de um dos filmes . 

Servidor de impressão - Servidor de rede encarregado de controlar as impressoras e as filas de impressão .

SOM

AIFF - sigla de "Audio Interchange File Format ". Um ficheiro de áudio desenvolvido originalmente pela Apple e utilizado predominantemente em máquinas Macintosh e Silicon Graphics .

AU - Extensão de ficheiros de áudio utilizados principalmente em máquinas Unix . É também o formato adoptado com o padrão na linguagem Java .

Áudio digital - Refere-se à execução ou transmissão de som em formato digital . Inclui as gravações de Cd , fitas DAT ("Digital Audio Tape") , rádio digital e todos os tipos de ficheiros sonoros armazenados em computador , nomeadamente os Wav .

DAB - Sigla de "Digital Audio Broadcasting " , ou difusão de áudio digital . Esta tecnologia é considerada o pradrão de rádio do futuro . além de áudio , pode exibir num visor várias informações sobre a musica que está a passar ou sobre o programa . Estima-se que , por volta do ano 2010 , a DAB substituirá a actual FM . 

Dolby Digital - Padrão de áudio utilizados na banda sonora de filmes armazenados em disco DVD-ROM . Trabalha com seis canais e é conhecido também como "surrond sound" ou som 3D . Utiliza um sistema de codificação chamado AC-3. Este é muitas vezes usado como sinónimo de "Dolby Digital ".

MIDI - Sigla de "Musical Instrument Interface". Trata-se de um protocolo de comunicação que controla a transmissão de dados entre instrumentos musicais electrónicos . Os ficheiros de som baseados nesta especificação têm a extensão MID e são muito compactos . Desvantagens não aceitam voz .

MOD - Forma abreviada de módulo . É um tipo de ficheiros de som originário dos computadores Amiga . Tem características similares ao MIDI .

MPEG - Sigla de " Moving Picture Experts Group " , uma organização internacional que define especificações para a produção de vídeo  . O padrão MPEG-2 , utilizados nos DVD-ROM , pode correr imagens de até 1280x720 pixéis , a 60 fotogramas por segundo . O som tem qualidade de CD . 

MP3 - MPEG de chamada 3 . Um sistema de gravação d áudio que compacta os dados numa relação de 12 para 1 , praticamente sem perda de qualidade . Os ficheiros de áudio com este Padrão têm extensão MP3 . 

Real Player - Aplicação da Real Networks para realizar streaming de som e imagem através de redes alargadas com a Internet ou Intranets de empresas . Esta aplicação faz uso de ficheiros do tipo Real Audio e Real Vídeo .

VOC - Extensão de ficheiro que representa o formato de som próprio das placas Sound Blaster , da Creative Labs .

WAV - Formato de ficheiros sonoro desenvolvido pela Microsoft e pela IBM , e suportado pelo Windows . Tem características inversas às dos ficheiros MIDI : regista voz , mas ocupa 1 minuto de áudio no formato WAV requer mais de 1 MB .

INTERNET

Applet - Aplicação criada em linguagem Java e que pode ser inserida em páginas Web .

ASP - Abreviatura de " Active Serve Page" , páginas criadas dinamicamente pelo servidor Web. Quando o "browser" solicita uma página do tipo ASP , o servidor constrói uma página na HTML e envia-a para o "browser" . A diferença entre a página ASP e o documento HTML clássico é que este corresponde a um documento estático, e que já se encontra no servidor no mesmo formato em que será exibido na navegação . a página ASP , ao contrário , não existe no servidor : é montada a partir de uma solicitação especifica .

Browser - Software utilizado para aceder aos recursos da Internet , nomeadamente a Word Wide Web , os grupos de discussão e o correio electrónico .

CGI - Sigla "Common Gateway Interface" . É uma especificação para a transferir dados entre servidor Web e o "browser" do utilizador . Normalmente ,  o programa CGI é executado no servidor , em resposta a uma solicitação do "browser " . Entra em acção , por exemplo , quando se preenche um formulário . O código CGI pode ser escrito em qualquer linguagem , entre as quais C , Perl , Java ou Visual Basic .

Cookie - Mensagem enviada ao "browser " por um servidor Web . Normalmente , essa mensagem é gravada no PC do utilizador volta a aceder aquele "site" , a mensagem é reenviada ao servidor e ,por exemplo , exibir páginas personalizadas .

DHTML - HTML dinâmico . Refere-se a página Web cujo o conteúdo é modificado , dependente de diferentes factores , com a localização geográfica do utilizador (em consequência , a data e hora locais ) ou das páginas já visitadas durante a sessão . a montagem de páginas em HTML dinâmico está ligada aos programas CGI , aos "cookies" , ás linguagens Java , JavaScript e VBScript , e aos objectos ActiveX .

Grupos de discussão - Fóruns virtuais onde os participantes discutem um determinado assunto . os grupos ("newsgroups") podem ser abertos e separados por assuntos , ou fechados , restritos a alguns participantes . 

HTML - Sigla de " HyperText Markup Language". A linguagem que serve para construir as páginas Web . Não se trata propriamente de uma linguagem de programação , mas de simples "marcação " dos elementos da página .

TCP / IP -  Sigla de "Transmission Control Protocol / Internet Protocol " . Protocolo utilizado na comunicação entre computadores de redes diferentes . O IP Garante a atribuição de um endereço único a cada uma das máquinas e o  encaminhamento das mensagens .

Java - Linguagem de programação criada pela Sun Microsystems e que permite acrescentar efeitos de animação e interactividade aos "sites" .

Servidor Web - Computador com Software servidor que fornece o conteúdo solicitado pelo "browser" . Pode ser ligado a base de dados para consulta remota .

SGML - "Standard Generalized Markup Language" . Linguagem genérica para formatação de documentos . O HML corresponde a uma versão reduzida do SGML , aplicado somente à Web .

Site - Endereço na World Wide Web .

Telnet - Programa e protocolo utilizados para fazer ligações remotas entre vários computadores . 

XML - Sigla de "eXtensible Markup Language" , uma espécie de HTML com mais funcionalidades . Esta linguagem permite que o designer de páginas Web crie marcas próprias não existentes no HTML .

INTERFACES ;

ATA - "Drive" (dispositivo) que integra o controlador e o próprio disco da mesna unidade . Há várias versões deste dispositivo . ATA ou ATAPI corresponde ao IDE . ATA-2 é o EIDE . O ATA-3 ou Ultra ATA transfere dados a 33.3 MB por segundo .

IDE - A interface IDE destina-se a ligar o computador a periféricos de armazenamento de dados . A norma IDE original transferida dados à velocidade de 3.3 MB por segundo e estava limitada a discos rígidos de 528 MB . Uma evolução , a Enhanced IDE (EIDE) ou Fast IDE , funciona ao ritmo de 12 Mb por segundo e aceita discos até 8.4 MB .

USB - Sigla de "Universal Serial Bus" . Norma de conexão que permite ligar novos dispositivos ao PC sem a necessidade de instalar placas e de configurar o sistema . Uma porta USB permite que até 127 aparelhos funcionem simultaneamente num PC . a principal diferença entre o USB e o FireWire é a velocidade . O USB transfere dados a 12 Mbits por segundo .

 

FireWire oi IEEE 1394 - Novo padrão para conexão de periféricos que tem o mesmo objectivo do USB , mas oferece uma velocidade de transferencia muito superior (400Mbits por segundo) .

PCMCIA - Padrão de conexão para os dispositivos do tipo PC Card . Com dimensões similares às de um cartão de crédito , estes periféricos têm funções de disco removível , placa de rede , Fax/Modem e outras .

Porta infra-vermelha - Via de comunicação entre PC e periféricos . Permite a transmissão de dados de um dispositivo para outro sem a utilização de cabos .

Porta-paralelo - Interface para ligar dispositivos externos . NO PC , a porta-paralelo ("Standard Parallel Port" ou SPP) costumava ser utilizada quase utilizada exclusivamente para ligar uma impressora ao computador . Há dois tipos mais recentes : a EPP ("Enhanced Parallel Port") e a ECP ("Extended Capabilities Port") . Ambas suportam comunicação bidireccional e operam com taxas de transferencias 10 vezes maiores que a SPP . 

Porta-série - Interfaces de comunicação que transmitem informação em série , ou seja , um bit e depois outro . No PC ,estas portas são muitas utilizadas para ratos e modems.

SCSI - Abreviatura de "Small Computer System Interface ". Em Macintosh , é o padrão de comunicação mais usado , embora o iMac e os Novos PowerMAc G3 contemplem também o IDE . O SCSI tem vantagem de cinseguir uma taxa elevada de transferencias dos dados , relativamente ao IDE .

MODEMS

Conversores DA e AD - Qualquer modem comum incluem ente dois dispositivos : digital-analógico (DA)  e analógico-digital (AD) . O modem emissor recebe do PC os dados em formato digital , converte-os para o formato analógico e envia-os pela linha telefónica . NO destino , outro mod3em faz a operação inversa: repõe  os dados na forma digital e entrega-os ao PC Receptor .

Correcção de erros - Sistema utilizado por dois modems conectados para verificar se os dados enviados por um lado chegam inalterados ao outro . Quando um erro é detectado , o emissor reenvia a informação .

Modem de Cabo - Periférico que comunica utilizando a rede TV por cabo . A sua vantagem em relação ao sistema telefónico é a velocidade : ode Alcançar até 2 Mbpc . O ponto negativo é que o infraestrura da empresas de TV por cabo é montada para o trafego unidireccional , enquanto que as conexões , Internet exigem fluxos do cliente para o servidor e vice-versa .

Modem PC Card - Dispositivos do tamanho de um cartão de crédito e compatível com o padrão PCMCIA . Utilizado principalmente em computadores portáteis .

Modem sem fios - Periférico que dá acesso a uma rede ou um sistema telefónico sem fios .

Modem de Software - Um modem baseado puramente em Software . Toda a sua operação ocorre no Processador do PC .

V.90 - Norma de comunicação para modems de 54 Kbps , aprovada em Fevereiro do ano passado pela União Internacional (ITU) A V.90 combina duas tecnologia concorrentes : X2 , da 3Com , e K56Flex , da Rockwell .

RDIS - Sigla de "Rede Digital com Integração de Serviços" . Trata-se de um padrão de comunicação para o envio de dados , voz e vídeo em linhas telefónicas digitais . A RDIS exige cabos e modems especiais . Trabalha com dois canis de cabos de comunicações a 64 Kbps e um canal de dados o que permite transferir a uma velocidade de 128 Kbps .

 

REDES

Estação de trabalho - Cada um dos PC conectados a uma rede , excepto o servidor .

Ethernet - Norma de hardware para redes locais .

Gateway - Dispositivo que conecta duas redes diferentes , ou uma rede a um computador central . O "gateway " é responsável pela transmissão de informações entre esses ambientes . Para isso , executa a conversão de protocolos e torna compatíveis diferentes velocidades de transmissão .

Host - Computador da rede que desempunha funções centralizadas , colocando ficheiros e programas à disposição as estações de trabalho .

Hub - Dispositivo que conecta dois mais equipamentos de rede .

Ponto-a-ponto - Denominação consagrada para as redes não-hierárquicas . Trata-se de redes com estruturas simples , sem servidor . Nelas , cada um dos computadores tem aceso aos ficheiros públicos de todos os outros . Esta situação é o contrario do que verifica-se nas redes hierárquicas , em que os itens públicos ficam armazenados no servidor .

Protocolo - Conjunto de regras e procedimentos técnicos para intercâmbio de dados entre computadores ligados em rede .

Proxy - Programa que permite a comunicação entre duas redes , efectuando ou não algum processamento adicional . Um exemplo de utilização : no "firewall" , ele transfere páginas Web para os utilizadores da intranet (uma rede interna que utiliza as mesmas tecnologias e protocolos da Internet ) .

Router - Dispositivo de uma rede que recebe dados e envia-os aos pontos de destino , utilizado sempre o caminho mais curto .

Firewall - Barreira de segurança baseada em hardware e Software  que protege a rede contra acessos externos não autorizados . É o ponto de conexão da rede com o mundo externo - tudo o que chegado  para pelo "firewall" , que decide os dados que podem ou não entrar , despendendo do nível de segurança criado .

Sistema operativo de rede - É o Software que permite comunicação entre o grupo de computadores e garante o seu trabalho em conjunto. O sistema cuida das funções de segurança e partilha de periféricos . Alguns exemplos são o LANtastic , Windows 3.11 e Windows 95/98 (redes ponto-a-ponto) ; e NetWare , Windows NT Server e OS/2 ( redes Hierárquicas).

Switch (comutador) - Quando se utiliza um "hub" , as estações comunicam uma com a outra pelo mesmo canal físico . Assim , existe a possibilidade de congestionamento e perda de tempo na retransmissão das informações . O "switch" corrige esse problema . Se , numa rede , um "hub" dispõe de 10 Mbps para dividir entre todos os PC , um "switch2 com a mesma velocidade permite que cada equipamento comunique com outro á velocidade Total .

 

WAV - Sigla de "Wide Área NerWork2 , ou rede alargada . Baseia-se em telecomunicações para interligar redes em diferentes regiões geográficas . Opõe-se ao conceito de LAN , ou "LOcal Área Network" uma rede local .

LINUX

O linux é o assunto do momento . Estas são as expressões para ficar à deriva nas conversas .

Copyleft - O contrário de "copy-right". É a permissão para copiar livremente o Software .

Distribuição - Conjunto de ficheiros necessários para instalar e usar o Linux . Embora o "kernel" do Linux seja único , existem muitas distribuições diferentes 

Ext2 - O sistema de ficheiros do Linux , equivalente ao FAT32 do Windows 98 .

Free software - Software que possui uma licença de "copyright" que permite a livre distruibuição e alteração . É um terno menos preciso que open source .

FSF - Free Software Foundation , organização que coordena o projecto GNU .

The Gimp - the GNU Image Manipulation , Program , aplicação para edição de imagens no Linux .

Gnome - GNU Network Object Model Environment , software que cria um ambiente de trabalho gráfico no Linux . Ainda está em desenvolvimento , mas já é utilizado por muita gente .

GNU - Sigla "Recursiva", que significa "GNU is Not Unix) . É um projecto para desenvolvimento um sistema operativo de código-fonte livre , semelhante ao Unix . É liderado por Richard Stallman . Embora o GNU não tenha desenvolvido o "kernel" do Linux , deu origem a muitas das ferramentas que fazem parte desse sistema .

GPL - General Public License , licença de software criada para o GNU , mas também, adoptada por outros responsáveis . Assegura que o código-fonte se mantenha livre para distribuição e uso .

LGPL - Library General Public License , ou licença de software criada para o GNU . Utilizada em bibliotecas de programação , esta licença acaba por ser menos restrita que o GPL .

Kernel - O núcleo do sistema operativo . O "kernel" administra os recursos do computador , dividindo-os entre os vários processos que os requisitam . O "kernel" do Linis tem funções semelhantes ás dos arquivos msdos.sys e io.sys do DOS .

Linus Torvalds - Programador finlandês , foi o autor inicial do Linus. Ficu famoso por frases como "Escreva você mesmo o seu sistema operativo . Todas as vezes que eu tentei , deu certo"(não se sabe se ele realmente disse isto).

NFS - Network File System , sistema de partilha de ficheiros em rede criado pela Sun e também utilizado no Linux .

Open Source - Tipo de licença de software que permite a distribuição e livre alteração do código-fonte . A expressão Open Source foi registada nos EUA ( www.openource.org ) .

Shell script - Programa interpretado , equivalente a um programa *.BAT no DOS .

 Slashdotted - Na gíria "linuxista" , é um "site" que , após ter sido indicado num "portal" de grande audiência (como o www.slasdot.org ), fica inacessível devido á enorme quantidade de pessoas que tentam acedê-lo .

UNIVERSOS PARALELOS ;

Conheça as expressões que definem as técnicas de computação paralela , com múltiplos processadores ou PC . 

Clustering - Técnica que consiste em ligar dois ou mais computadores para trabalharem como se fossem um só . As palavras vem de cluster (agrupamento) . Estes "aglomerados" de máquinas são utilizados especialmente em computação paralela .

MIMD - Abreviatura de Multiple Instruction Stream / Multiple Data Stream . Arquitectura que utiliza múltiplos processadores , em com cada um deles a trabalhar com o seu próprio conjunto de instruções .

MPS - Multiprocessamento simétrico . Técnica de computação que em múltiplos processadores , numa máquina , partilham a mesma memória . Equipamentos deste tipo exigem um sistema operativo compatível - por exemplo : Unix , Netware , Windows NT e OS/2 . Pra tirar partido desta tecnologia as aplicações precisam de ser do tipo multithreading .

Multithreading - Vários processos ("multitarefa) , mas dentro de um programa . Esta característica , embora deve ser  implementada na aplicação , precisa de ser suportada pelo sistema operativo . Cada processo deve ser projectado de tal forma que todos possam correr ao mesmo tempo sem que uns interfiram nos outros .

Multiprocessamento - Trabalho executado simultaneamente por dois ou mais processadores na mesma máquina , ou dois mais computadores interligados .

PMP - Abreviatura de processamento Maciçamente Paralelo (MPP em Inglês). Arquitectura de computador em que cada um dos processadores tem a sua própria RAM . Nesta solução , o problema a resolver é dividido em "pedaços" que podem ser processados simultaneamente . É o que ocorre em investigações cientificas e simulações matemáticas . No mundo dos negócios , o PMP pode ser utilizado em grandes bases de dados . Cada processador ocupa-se a pesquisar um aprte de base de dados . A organização também pode ser diferente , com cada CPU a correr uma aplicação .

Processamento distribuído - Refere-se a qualquer sistema que utiliza mais do que um computador , ou processador , para correr uma aplicação . Em geral , diz respeito ao processamento paralelo , mas a visão mais comum é a das redes locais . Outro exemplo é o das bases de dados distribuídas - grandes estruturas de informação armazenadas em vários computadores , inclusive ligadas remotamente .

Processo paralelo - o mesmo que computação paralela . Este conceito envolve dois sentidos . No primeiro , um computador executa mais do que uma operação ao mesmo tempo . No outro , vários computadores realizam as tarefas em conjunto . Em tese , o processamento paralelo faz um programa correr mais rápido , pois utiliza vários CPU . Mas na prática , não é simples dividir o programa em partes para tirar proveito desta arquitectura .

SIMD - Abreviatura de Sigle Instruction stream / Multiple Data Stream . Trata-se de uma arquitectura de computadores que executa uma operação sobre conjuntos múltiplos de dados . Um computador (ou processador ) opera com dispositivos de controlo , enquanto os outros , ligados  a ele , executam a mesma instrução .

OS MINI-SISTEMAS ; 

Aqui ficam recursos dos sistemas operativos para palmtop , com o Palm OS e o Windows CE.

ActiveSync - Operação que sincroniza a base de dados de um computador Windows CE com a réplica  localizada no PC de secretária .

DOC - Texto compactado que é lido por alguns programas do Plam e editado pelo programa QED , da Visionary 2000 ( www.visionary2000.com ) . O QED permite transferir para Palm textos realmente grandes , com o conteúdo de romances .

Graffiti - Linguagem de reconhecimento de escrita incluída no Palm OS . Exige ao utilizador apenas algumas horas de treino , de forma a escrever os caracteres em formato inteligível para o sistema .

Instant On - Os palmtops não consomem tempo de iniciação basta ligar e estão prontos para utilizar .

Harcks - Programas que ampliam as funções do Palm . Para utilizar estes Software , é necessário ter shareware Hackmaster ( www.daggerware/hackmstr.htm ) .

HotSync - Operação que sincroniza as bases de dados do Palm localizadas no PC de secretária e no notebook .

IrDA - Sigla de Infrared Data association , entidade que define o padrão com o mesmo nome , para transmissão de dados via raios infravermelhos , ou seja m, sem fios . Tanto o sistema operativo de linhas Palm (a partir do Palm III) como o Windows CE são compatíveis com o padrão IeDA .

Jot - Aplicação para reconhecimento de escrita produzida pela CIC ( www.cic.com ) . Padrão no Windows CE , tem também uma versão para Palm OS .

Kits de desenvolvimento - Existem diversas linguaguens adaptadas à criação de aplicações para palmtops . Para o PalmPilot , destaca-se a linguagem freeware Pilot GCC Win32 , da Land-J ( www.palmcentral.com/product.shtml?productId=1554 ) . Para o Windows CE , a Microsoft oferece kits do Visual Basic e do Visual C++ . Para as duas plataformas , há o Code Warrior , da Metrowerks , e o PocketC , da OrbWorks  ( www.orbworks.com ) .

Memória flash - Os palm que têm este tipo de memória (a partir do Palm III) aceitam o "Up-grave" do sistema operativo . nos outros , isso só é possível com a substituição de hardware .

Pam Desktop - Software do Palm que encarrega da comunicação entre o palmtop e o PC de secretária .

Palm OS - Sistema operativo do Palm . Actualmente , encontra-se na versão 3.x .

Palm OS Emulator - Software que emula o hardware do Palm no Windows ou no Mac , de modo a facilitar o desenvolvimento de aplicações Palm no "desktop" .

PsiWin - Software de comunicação entre o Palmtop Psion e computadores de secretária com o Windows ( www.psion.com/downloads/psiwin2.html ).

Windows CE - Sistema operativo constituído por Três versões , uma para cada tipo de PC WinCE : o HP/C , horozontal ; O P/PC , verticalcom o Palm ; e o H/PC , possuindo o tamanho de um subnotebook .

 


 

Carrega Aqui para Fazer o download em formato *.Wod (WORD) ! - Se queres o contínuo desta HomePage faz o download !

Para mais informação para o e-mail  

Carrega Aqui e deixa a tua sugestão ou Critica ?

 Aqui vai a ter a minha HomePage !!! Todos os Direitos Reservados